5 Formas de iniciar o curso superior mesmo sem dinheiro

Muitas pessoas acham que por não ter dinheiro, não é possível iniciar um curso superior. Mas se enganam! Pois, o governo oferece diversas formas de ingresso em universidades, onde você pode concorrer as diversas vagas ofertadas, sem pagar sequer nenhuma mensalidade.

Você pretende ingressar em uma universidade, mas não sabe como pois está com falta de dinheiro? Nós iremos ter ajudar.


5 formas de Iniciar o Curso Superior mesmo sem dinheiro

Atualmente, não há desculpas para não começar um curso de nível superior. Pois, não ter dinheiro não significa que você não poderá ingressar em uma universidade, seja ela pública ou privada.

O governo oferece diversas oportunidade aos estudantes. Seja com bolsas de 50% ou até mesmo bolsas integral de 100%.  Além disso, o governo também disponibiliza vários programas que ajudam os estudantes à iniciarem um curso superior. 

Confira a baixo as 5 formas de inciar um curso superior mesmo com a falta de dinheiro.


Faça o ENEM

O primeiro e o mais importante passo para aquelas pessoas que desejam iniciar um cursos superior mais que não tem dinheiro para pagar uma universidade privada, é realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

É o ENEM que abre as portas das universidades para você. A prova do Enem substitui o vestibular em diversas instituições de ensino superior. Além disso, é por meio dele que você poderá conseguir vários outros programas, como o FIES, PROUNI e as mais diversas bolsas que estão disponíveis no mercado. 

As inscrições para o Enem, são feitas anualmente através do site oficial do programa. E o melhor, alunos de escolas públicas ou bolsistas não paga nada pela prova. 


Tente ingressar através do FIES

O FIES também é uma ótima oportunidade para aqueles que não tem condições de pagar uma universidade privada. Por meio dele, você poderá financiar todo o seu ensino superior e pagar somente após 2 anos do termino do curso. As matrículas e mensalidades são somadas a juros baixo.

Para poder conseguir o FIES, o estudante deverá comprovar renda baixa, apresentando um fiador. Acesse o site do FIES 2018, e fique por dentro de mais informação sobre este programa. 


Tente o PROUNI 

O PROUNI, assim como o FIES, é um programa criado pelo Governo do estado, tendo como objetivo ajudar as pessoas que não tem condições de pagar uma universidade particular.

Esse programa, disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para os estudantes que possuem baixa renda. 

Para que o candidato possa concorrer as vagas ofertadas, eles deverão participar do Exame Nacional do Ensino Médio, e ter atingido nota mínima de 450 pontos no somatório das provas objetivas. Somente por meio do ENEM, os estudantes poderão conseguir as bolsas ofertadas. 


Concorra a bolsas de estudo ofertadas pelas Universidades

As universidades costumam oferecer bolsas de diversas porcentagens, para que as pessoas que pretendem iniciar um curso superior possam ter essa chance de pagar menos que o valor cobrado pela instituição. 

Procure a instituição que você tem interesse, e veja se está sendo disponibilizadas bolsas de estudo. Os critérios para concorrer a essas bolsas, vão de instituição para instituição. Por isso, fique atento!


Trabalhe em uma Faculdade

Algumas universidades privilegiam os seus funcionários com bolsas de estudo. Pode ser que você não consiga assim logo de cara, nos primeiros meses de trabalho, mas depois você pode tentar algum dos vestibulares abertos e tentar conseguir uma bolsa de estudo.