Como entrar em uma universidade sem precisar da nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova padrão para ingressar na universidade, entretanto ela tem ficado tão concorrida e complicada que muitos estudantes preferem procurar por outras opções. E saiba que existem sim algumas oportunidades para você começar o seu curso sem precisar fazer o Enem.

O Enem funciona da seguinte maneira: os estudantes realizam a prova com os conteúdos publicados anteriormente, junto com uma prova de redação de tema desconhecido.

Depois de ter sua nota divulgada, os estudantes a escrevem no Prouni, programa destinado ao ingresso na rede particular de ensino, ou no Sisu, programa destinado ao ingresso na rede pública.

Mas vale lembrar que quem não participou da prova, ainda tem chances. Uma boa opção é o vestibular interno das instituições. Se aprovado, você pode começar o seu curso o quanto antes.

Mas para quem está procurando uma opção de começar o seu curso com uma bolsa de estudos, o programa ideal é o Educa Mais Brasil. Esta proposta está em vigor a algum tempo e muitos estudantes já conquistaram o seu diploma através dela.

O programa distribui bolsas de desconto para diversos cursos sem precisar da prova do Enem. Se o estudante for aprovado, ele deve somente realizar o vestibular interno da instituição escolhida.

As bolsas podem ser de até 70% de desconto, dependendo das oportunidades disponíveis para a sua região. Para conferir as vagas, visite o site do Educa Mais Brasil e forneça a sua localização.

Para mais informações, acesse o site: https://educamaisbrasil2020.pro.br/educa-mais-brasil-2020/

Você também pode contar com outra proposta parecida que é o Quero Bolsa. Esta iniciativa também é realizada através do site, com distribuição de várias bolsas de estudo. E vale mencionar que as bolsas são válidas até o final da formação.

Os requisitos do Quero Bolsa são socioeconômicos, pois o objetivo do programa é auxiliar aqueles estudantes que não podem custear o curso em uma instituição particular.

O Quero Bolsa seleciona as melhores instituições, que disponibilizam diploma e são reconhecidas pelo MEC. Por isso, vale a pena utilizar este recurso. Visite o site do programa e veja qual opção serve melhor para você.

Como você pôde conferir, existem algumas opções bem interessantes para você se inscrever é fácil. Basta você acessar o site dos programas e ver qual bolsa serve melhor para você.

Não se esqueça de verificar as instituições participantes. Se a sua bolsa for aprovada, você só irá precisar realizar a matrícula presencial na unidade.