Como fazer Renovação do FIES? Preparamos um passo-a-passo

A renovação do FIES deve ser feita todos os semestres. O processo faz com que o Governo Federal não prenda a verba com um aluno que não esteja frequentando a universidade, verificar a regularidade da instituição e ter controle sobre o programa. A renovação, chamada de aditamento, é um processo eletrônico e simples de ser feito, onde o estudante deve estar a par do regulamento do FIES.

como-fazer-renovacao-do-fies-1

Como fazer Renovação do FIES passo a passo

Todos os estudantes inscritos no programa devem fazer a renovação periódica. Como é um procedimento obrigatório a todos com o FIES regularizado, a instituição de ensino frequentada pelo aluno em sua Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) envia um e-mail para o procedimento.

O aluno deve abrir o e-mail e clicar no link para colocar seu login e senha no sistema do SisFIES. O passo a passo seguinte é:

  • Entrar no site do Fies clicando aqui;
  • Clicar no link “Aditamento Preliminar” na barra lateral esquerda de sua tela;
  • Na próxima página após carregada deve-se clicar em “Realizar Aditamento”;
  • Preencher os dados corretamente e clicar em enviar para o sistema.

Uma folha de confirmação será gerada na sua tela. Imprima e leve para o setor de FIES de sua universidade ou faculdade. Pronto, seu financiamento está devidamente renovado.

Feita a renovação é preciso mais se preocupar com este processo até o final do semestre. Checar os dados no sistema é importante mas depois de impresso o comprovante seu FIES está garantido.

Se a renovação do FIES não for feita, o que acontece?

O aditamento é a renovação do contrato de financiamento estudantil do aluno com a instituição de ensino, o programa e seu compromisso com o pagamento. Caso não seja feito a matrícula pode ser suspensa e o aluno deverá normalizar a sua situação ou pode perder o semestre.

A renovação possui prazo para ser realizada, sempre entre os semestres de estudo. Ou seja: se você está no segundo semestre o prazo é entre janeiro a março do ano seguinte. Caso esteja finalizando o primeiro semestre deve fazer a renovação entre junho e agosto do mesmo ano.

Posso perder o FIES se não fizer a renovação?

É possível perder o financiamento caso não seja renovado adequadamente. O sistema busca periodicamente alunos que não fizeram a renovação para abrir novas vagas. Afinal, como comprovar que o aluno está estudando se ele não se mostrou presente ao menos ao final do semestre?

como-fazer-renovacao-do-fies-4

Erros na renovação também podem causar o cancelamento da participação do estudante no programa. Caso isso aconteça é importante levar o comprovante de renovação impresso tanto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) como à instituição financeira que fez o financiamento.

Ir até o banco não significa renovar o financiamento

Ir até a instituição financeira a qual o contrato foi assinado e está guardado não ajuda. Todo o sistema do FIES é eletrônico e deve ser feito em seu próprio site. Conferir se as informações estão corretas é importante. O próprio programa do MEC em parceria com o Governo Federal envia os dados do aluno para a instituição financeira após o cancelamento ou suspensão por alguma irregularidade.