Como funciona o processo de cotas no PROUNI?

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é uma das principais ações do Governo Federal para facilitar os estudos de jovens e adultos de baixa renda. As bolsas de estudo são fornecidas a alunos que precisam como alternativa para quem não foi selecionado pelo Sisu como estudante da rede pública de ensino superior. Há cotas para diversos setores sociais. Saiba mais a seguir.

Entenda mais sobre o ProUni

O ProUni está há mais de 10 anos funcionando no Brasil. O programa é custeado pelo Governo Federal e formado como parceria entre o Ministério da Educação e o governo.

A principal finalidade do programa é facilitar o acesso aos jovens de baixa renda ao ensino superior no Brasil. As vagas da rede pública de ensino são insuficientes para todos os formados do ensino médio.

As bolsas de estudo são fornecidas de acordo com a disponibilidade das vagas. Podem ser de 25, 50, 75  ou 100% do valor da mensalidade. No caso de bolsa integral o aluno não paga nada mesmo até finalizar os estudos. Todas as bolsas são para faculdades particulares parceiras do programa.

Os pré requisitos exigidos pelo ProUni

De todos os alunos que querem entrar em uma faculdade por meio do ProUni é exigido:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Não ter nenhum curso superior ainda – estar em busca da primeira graduação;
  • Ter feito a prova do Enem no ano anterior (até dois anos antes para poder ter uma nota válida para uso);
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Não ter sido aprovado no Fies ou ter algum outro tipo de bolsa de estudos;
  • Ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino ou rede privada de ensino como bolsista integral; 
  • Não ser estudante de universidade pública.

As cotas do ProUni

Além de cumprir os pré requisitos os alunos podem ter alguns benefícios na seleção. Isso acontece pela Lei das Costas em vigor em concursos públicos e seleções há mais de dois anos. 

Para o ProUni uma das cotas é para negros, pardos e índios. Eles contam com mais de 10% de reserva das vagas e desfrutam deste benefício declarando a sua condição no manual de instruções. Contudo, devem comprovar na matrícula do programa e se fraudarem perder o direito a se inscrever no programa novamente.

Como é pré requisito é todos os estudantes serem do ensino médio em rede pública de ensino não há cotas para a rede pública como no Sisu.

Como se inscrever no ProUni

As inscrições PROUNI devem ser feitas online. O site oficial do programa é o responsável por receber os dados dos alunos e selecionar os que podem se inscrever. O sistema analisa os dados e passa adiante a inscrição se os pré requisitos forem preenchidos. 

Caso não seja selecionado o aluno possui mais duas chances. São os remanejamentos, responsáveis por ocupar com novos candidatos as vagas de quem não apresentou a documentação e não efetivou a matrícula. Também há casos de estudantes que estavam com documentação errada e outros que perdem o prazo. 

Finalizados os remanejamentos a próxima oportunidade apenas no próximo processo seletivo. Ele abre uma vez ao ano logo após a nota do Enem ser divulgada.