IPVA 2017: Informações que você precisa saber

Proprietários de veículos possuem um compromisso anual extremamente pontual: o IPVA. O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo é obrigatório todos os anos com boleto enviado via Correios. Para ficar com seu veículo regularizado é preciso atentar tanto para a importância da tarifação como outras informações importantes que temos a seguir.

ipva-1-3

Atrasos no pagamento do IPVA gera multas altas

O pagamento do IPVA é obrigatório se o veículo está classificado na lista dos que devem pagar. Atrasar apenas causam problemas nada agradáveis como apreensão do veículo caso o motorista seja parado em uma blitz.

IPVA SP atrasado (a verificação é feita eletronicamente consultando o documento obrigatório) gera multa e dá direito ao Detran ao reboque. Indo para o depósito o carro, moto ou caminhão só é liberado após o pagamento da multa e taxas de estacionamento no pátio do órgão público.

ipva-1

Caso ao menos da primeira parcela já tenha sido pago do boleto é uma boa dica andar com o comprovante de pagamento ao menos na primeira semana. A compensação bancária demora alguns dias e pode constar ainda no sistema como não pago. Sem comprovação por documento o carro continua correndo o risco de ser apreendido.

O prazo máximo de pagamento do IPVA é de 30 de abril

O boleto chega bem antes na residência do proprietário mas a data máxima é 30 de abril. A data limite já foi estipulada e é uma forma do motorista se organizar para o pagamento obrigatório.

ipva-2

Mas se por motivos financeiros o imposto não puder ser pago não há problema. Basta se dirigir a uma unidade da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de sua cidade e fazer a negociação. O boleto para quitação total do débito ou pagamento parcelado pode ser feito no mesmo dia da negociação e a regularização já volta a existir. O veículo já pode voltar a circular.

Pagando à vista o IPVA tem desconto

O incentivo para pagar o imposto à vista é de 5% de desconto. Caso os donos de carros, motos e outros tipos de veículos queiram pagar à prazo não há problema algum. Pagando a primeira parcela o nome já sai da lista dos inadimplentes e o carro pode circular tranquilamente.

Há outros tipos de desconto em pagamento de IPVA importantes. Variam de acordo com o Estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, motoristas sem multa no ano anterior ganham 5% de desconto. Dois anos sem infrações ganham 10%, somando ainda o desconto de pagamento à vista.

Há muitos casos de isenção de IPVA

Será que seu veículo está na lista dos isentos? Colecionadores de veículos com mais de 30 anos não precisam pagar IPVA, por exemplo. Donos de automóveis adaptados para deficientes físicos também não. Turistas com visto de apenas dois anos em alguns estados também são isentos.

As regras para isenção do IPVA mudam por Estado e podem ser mais amplas e oferecer descontos apenas naquele ano. É importante consultar as da sua cidade até mesmo antes de comprar o veículo para avaliar ainda melhor o gasto no ano seguinte.