Saiba como declarar prêmios no Imposto de Renda

O Imposto de renda é uma declaração muito importante e deve ser cumprida corretamente. Um erro de dados ou omissão de recursos pode acabar levando você a entrar na malha fina e a ser bastante prejudicado. Você sabe o que é preciso para declarar prêmios recebidos? Para evitar este tipo de situação, entenda mais sobre o IR e saiba como você pode declarar prêmios nele.

O que é o Imposto de Renda?

O imposto de renda é uma declaração que deve ser cumprida anualmente pode todo cidadão que tiver rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano anterior. Pode ser que este valor sofra mudanças no decorrer do tempo, por isso, você deverá estar atento aos prazos de declaração e valores em questão.

Como mencionado, devem ser declarados no seu IR, os valores tributáveis. O órgão responsável por este imposto é a Receita Federal e você pode realizar a sua declaração via internet. Acesse o site da Receita e fique por dentro de tudo!

O IRPF

O imposto de renda é dividido em duas categorias: o IRPJ e o e o IRPF. O IFPJ corresponde ao Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e é destinado à empresas e instituições semelhantes. Já o IRPF é o Imposto de Renda para Pessoa Física, destinada exclusivamente aos cidadãos.

De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda, a pessoa física deve declarar seus rendimentos tributáveis e bens, para então cumprir o pagamento dos impostos, se houverem.

O IR deve ser declarado dentro do prazo estabelecido, por isso, você deve estar muito atento à divulgação de datas e informações do imposto.

Como declarar prêmios?

Há muita dúvida quanto o IR, principalmente para quem foi beneficiado com alguma premiação, seja em dinheiro ou em bens materiais. No geral, todo prêmio deve uma porcentagem de juros a alguma instituição, o fato é que se você ganhou na loteria, em uma corrida de cavalo ou em algum evento, o valor será diretamente descontado do total.

O que isso quer dizer? Isto significa que você não deve mais nada à Receita Federal, pois estes valores já serão entregues com a porcentagem de desconto aplicada.

O que será preciso fazer é declarar na receita que agora você tem mais dinheiro, mas nada mais será descontado. Isto também serve para a aquisição de bens materiais, como um carro ou um imóvel. As atribuições devem ser corretamente declaradas no imposto de renda.